Centro de Distribuição SONAE na Azambuja
Tipo:
EDIFÍCIOS (COMERCIAIS)
País:
Portugal
Localização:
Azambuja
Dono de Obra:
Sonae MC
Serviços Prestados:
Coordenação de Segurança em Obra
Data de início:
Agosto 2019
Data de conclusão:
Agosto 2020
Centro de Distribuição SONAE na Azambuja
Com um total de 70 mil m2, o Centro de Distribuição da Sonae MC na Azambuja permite receber e armazenar produtos do país inteiro, sem perderem a frescura, e distribuí-los por todo o Centro e Sul de Portugal Continental, Madeira e Açores. Diariamente saem mais de 9000 paletes de produtos para abastecer as lojas Continente.
O projeto de ampliação do entreposto da Azambuja incluia integração do novo Centro de Pescado, que recebe toda a operação que se encontrava em Santarém e aumenta a capacidade de abastecimento. Integra ainda a nova unidade de acondicionamento e preparação do peixe refrigerado (incluindo bacalhau salgado).
O objetivo da Sonae MC é concentrar o envio dos produtos frescos das lojas sul do país no mesmo local, recolhendo os produtos frescos de madrugada e entregando os pedidos das loja sem 24h.
O novo edifício está equipado com inovadores sistemas de refrigeração e isolamento mais eficientes em termos energéticos e mais amigos do ambiente. A entrega conjunta de produtos frescos, permite fazer menos 20 por cento de entregas às lojas, uma redução de 1.400.000 quilómetros percorridos por ano e o equivalente a uma poupança de 1.100 toneladas de CO2 por ano. Com 6.900 painéis, uma potência de 3MWp e uma produção anual de 4GWh, a Sonae MC, através da Elergone Energia, assegura 30 por cento da potência da central fotovoltaica de Azambuja. Com 20 mil m2 de área, esta é uma das maiores centrais de autoconsumo em cobertura na Península Ibérica e evita, anualmente, a produção de mais 1000 toneladas de CO2.